O Papa Francisco consagrará a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração da Virgem Maria durante uma celebração penitencial na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na sexta-feira, 25 de março, disse o diretor Matteo Bruni, chefe da assessoria de imprensa da Santa Sé.
A consagração acontecerá na celebração de Penitência, 25 de março às 17h na Basílica de São Pedro. No mesmo dia, o Cardeal Konrad Krajewski, a pedido do Papa fará o mesmo no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal.
Em 1917, a Santíssima Virgem Maria, fez um pedido para consagrar à Rússia ao seu Imaculado Coração, durante sua aparição em Fátima, meses antes da Revolução Russa estabelecer o comunismo no país.
Em 2 de março, os bispos católicos latinos da Ucrânia pediram ao Papa Francisco que consagrasse publicamente a Ucrânia e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria.
Disse à conferência episcopal, “Santo Padre! Nestas horas de incomensurável dor e terrível provação para o nosso povo, nós, bispos da Conferência Episcopal da Ucrânia, somos porta-vozes da frequente e sincera súplica, apoiada pelos nossos sacerdotes e pelas pessoas consagradas, que nos chega de todo o povo cristão, para que Vossa Santidade consagre a nossa Pátria e a Rússia. Que a Mãe de Deus, Rainha da Paz, aceite nossa oração, Rainha da Paz, rogai por nós”. Escreveram em uma carta pública ao papa.
Por meio das redes sociais, o Santo Padre afirmou: “Sexta-feira 25 de março, durante a Celebração Penitencial às 17h na Basílica de São Pedro, consagrarei Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. Rezemos juntos pela paz”.
Vatican News