Mês dedicado a Nossa Senhora, um convite para voltarmos nosso olhar a esta Mãe querida para pedir lhe que abra as mãos maternas em bênção e carinho sobre nossos passos.
Neste mês de maio, a Igreja celebra a devoção a Virgem Maria, Mãe de Deus. Durante todo o mês, os cristãos são convidados a olhar com sabedoria e fé para Mãe de Jesus, escolhida por Deus, que com o seu Sim, transformou a história da humanidade.
Maio também é chamado o mês das graças e das glórias de Maria, nesse mês se recebem abundantes graças celebrando as glórias da Mãe e Rainha Universal. Sobretudo pelos frutos espirituais que produz, o mês de maio canta as mais altas glórias de Maria, medianeira de todas as graças. São graças de todos os tipos que Ela doa amorosamente a quem celebra esse mês.
Pela Igreja fazer o mês de maio é, então acumular graças, é resolver problemas ou situações dolorosas, é obter o patrocínio da Mãe Divina. Por isso a Igreja, os Pontífices, os santos, recomendam tanto de celebrar, com devoção, os meses marianos.
Nos dias de maio, os fiéis rezam a Nossa Senhora por inúmeras intenções, seja pela paz no mundo, pela cura das enfermidades, pela a conversão dos pecadores, pela Igreja, pelas famílias, pelas causas urgentes e vistas como impossíveis, entre tantos outros pedidos e agradecimentos apresentados a Maria Santíssima.
Recordou Papa Francisco, existimos para o encontro pessoal, não com uma coisa, uma realidade abstrata, sem nome, mas com um acontecimento, com uma pessoa, que nos interpela à comunhão de vida, que nos chama à santidade, isto é, a uma relação com Ele. Nossa Senhora quis nos assegurar a salvação com a nossa colaboração do uso dos meios da salvação, a oração, os sacramentos, a penitência, as boas obras e em especial, a devoção Mariana.
Com fé e devoção, os cristãos recorrem a intercessão da Santa Mãe de Deus, na certeza de serem ouvidos por aquela que cumpriu com êxito a vontade do Senhor. Em Maria, os devotos encontram refúgio e a doçura da Boa Mãe, que acolhe os pedidos de seus filhos e filhas e, ao mesmo tempo, os apresentam ao seu filho Jesus. Portanto, o mês de maio é um tempo especial e favorável para rezar o terço, recitar orações especiais, cantar louvores e, sobretudo, para o alcance de graças.
As demonstrações de afeto filial, de verdadeira devoção, de ternura para com a Mãe do Senhor, devemos juntar nossa convicção de fé em relação ao exemplo eminente da Virgem Maria. Seremos cristãos se estamos atentos ao que a graça de Deus realiza nas pessoas que acolhem a proposta divina.
A Igreja afirma, que a Virgem Maria é o exemplo mais perfeito. Ela é exemplo de acolhimento da Palavra de Deus e de disponibilidade inteira à missão que a Palavra convoca. Ao acolher a Palavra ela se torna morada da graça, templo do Espírito, tabernáculo da força do Altíssimo.
Deste mês de Maria, intensifiquemos nossas orações. Que Nossa Senhora derrame sobre nós os dons do Espírito Santo e nos permita viver na presença do Senhor.
Leticia Ferreira com informações CNBB