Neste mês a Igreja Católica celebra as vocações.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1981 instituiu em sua 19ª Assembleia Geral, agosto como o Mês vocacional, seu objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.
A palavra vocação vem do latim vocare, que vem a significar chamado. Deus nos chamou à vida, ele nos amou e nos conheceu antes mesmo de existirmos, essa é a primeira vocação a qual somos chamados, a vocação da vida. Outro chamado comum e muito importante a todos nós é a santidade, chamada de vocação universal a santidade. Além desses chamados, cada um de nós é chamado a uma vocação específica: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. O mês de agosto é um mês voltado para a oração e reflexão pelas vocações e os ministérios, devemos sempre pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da igreja.
Vocação e discernimento vocacional são temas de muita relevância para a Igreja Católica. Sobre vocação entende-se o chamado que Deus faz a cada homem e a cada mulher. Esse chamado exige, da pessoa humana, uma resposta livre e um coração generoso, capaz de assumir os compromissos de ser “sal da terra e luz do mundo”. Já o discernimento vocacional diz respeito ao processo pelo qual a pessoa reconhece sua vocação na Igreja. Segundo Papa Francisco: “a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina”, para a qual é preciso um processo de discernimento. “O Senhor continua nos chamando a segui-lo”.
A cada domingo é reservado para a celebração de uma determinada vocação.
O primeiro domingo é dedicado às vocações sacerdotais, também é comemorado o dia das vocações diaconais, é o dia das vocações aos ministérios ordenados. O sacerdote é o representante de Deus dentro da comunidade, ele deve ser pastor e pai espiritual, deve buscar ser sinal de unidade e fazer com que essa comunidade se torne cada vez mais atuante e viva verdadeiramente o evangelho.
No segundo domingo celebramos a vocação da família na pessoa do pai. A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da fraternidade, em tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade como um todo, devemos cuidar e zelar pela família e pelo matrimônio.
No terceiro domingo do mês vocacional lembramo-nos à vocação à vida consagrada dos religiosos, homens e mulheres que dedicam as suas vidas ao próximo e, sobretudo a Deus. Essa vocação é muito importante, pois dela surgem testemunhos vivos do evangelho através da castidade, obediência e pobreza. Com muita perseverança estão sempre a serviço do povo de Deus.
No quarto domingo do mês, contemplamos a vocação leiga, nesse caso também comemoramos o dia do catequista (Porém quando o mês possui 5 domingos o dia do catequista é comemorado no quinto domingo). A vocação leiga ocupa um lugar fundamental na Igreja , os leigos ajudam na construção do Reino de Deus, sua missão é ser sal e luz no mundo, levando a palavra e o testemunho de Jesus Cristo no meio em que vive, participando ativamente e dedicando-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Assumir essa vocação é doar-se pelo Evangelho, estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção, e levar o máximo de almas para o céu.
A vocação é uma proposta de Deus ao homem, somos livres para acolher ou rejeitar este chamado. Devemos incluir esse chamado a vida total, com o propósito de seguir e servir. Devemos compreender que, independente da vocação a que fomos chamados, todo cristão é vocacionado à santidade. Como bem destacou o Papa Francisco: “Ser santo é uma vocação para todos”. O nosso batismo já nos coloca nesta dinâmica da busca pela santidade de vida.
Guardemos as palavras do Santo Papa Francisco neste mês dedicado as vocações, “As vocações nascem na oração e da oração. E só na oração podem perseverar e dar fruto”. Deus nos faz esse convite todos os dias, cabe a nós entregar-nos a este chamado, pois nossa missão é Evangelizar! Rezemos pelas vocações!
Pascom Brasil