O mês foi escolhido pelos Bispos do Brasil em razão da memória de São Jerônimo
O mês de setembro sempre é marcado por celebrarmos a Palavra de Deus. É um tempo que as paróquias e comunidades de todo o país é convidada a estudar, contemplar e se aprofundar nos estudos da Bíblia Sagrada.
Geralmente nossas comunidades montam um ambiente de destaque com a bíblia, uma forma de nos lembrarmos que temos que sempre estar em contato com a palavra. Nosso pároco, Pe. Rodrigo, lançou um desafio neste fim de semana para os paroquianos de nossa paróquia, para todos os dias tirarmos um tempinho para a leitura de algum texto da sagrada escritura. E que isso seja um grande incentivo para que seja constante em nosso dia a dia.
Você sabe o motivo do mês de setembro?
Os Bispos do Brasil escolheram setembro como o Mês da Bíblia em razão da memória de São Jerônimo, que é celebrada no dia 30/09. São Jerônimo foi o encarregado por traduzir a Sagrada Escritura para o latim. Essa versão latina recebeu o nome de Vulgata, que significa “popular” em latim. Essa versão é referência nas traduções da Bíblia até os dias de hoje.
Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja propõe o convite a aprofundar nosso conhecimento em relação a esse plano e ao centro da nossa fé: Jesus Cristo. Em Jesus, podemos contemplar o verdadeiro Deus e o verdadeiro Homem, Messias anunciado durante o Antigo Testamento para o povo que caminhava nas trevas. Nesse contexto, nós também somos chamados a redescobrir a manifestação de Deus na história por meio do seu Filho, para o qual as Sagradas Escrituras sempre apontam.
A Palavra de Deus é um tesouro precioso que podemos encontrar nas nossas vidas. Quando nós baseamos a nossa existência na Bíblia, somos verdadeiramente felizes. Deus se revela a nós através da Sua Palavra. Com a ajuda da Bíblia, podemos diferenciar o certo do errado, e aprender a viver de maneira que agrada a Deus.
Felipe Sidy, com informações da CNBB e portal Salesianos