Neste ano foi realizada a 22ª edição do evento
Depois de dois anos de espera, a Paróquia Divino Espírito Santo voltou a celebrar a tradicional Festa do Divino, no último domingo (05/06), dia da Solenidade de Pentecostes. A missa, que foi realizada na matriz, foi presidida pelo vigário paroquial, Pe. Douglas Giuliani Durigon, SAC., concelebrada pelo pároco, Pe. Rodrigo Fernandes Menegatti, SAC., que fez a homilia da celebração.
Neste ano, a paróquia realizou a 22ª edição da festa que contou com uma programação muito especial: entre os dias 26/05 à 03/06, aconteceu o novenário, com missas nas comunidades, sendo que nos dias 01, 02 e 03/06, as celebrações foram na Matriz, tendo quermesse após as missas, com atrações musicais, barracas típicas e muita diversão. No dia 04/06, foi celebrada a missa da Festa de Maria, a Rainha dos Apóstolos, acontecendo pela primeira vez na comunidade que leva o título de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.
Já no domingo, dia 05/06, foi o grande dia. Desde cedo os fiéis foram chegando na matriz, em procissão com seus padroeiros, para participarem da celebração. Padre Rodrigo, em sua homilia, destacou a dedicação de cada agente de pastoral nos preparativos da festa e o quanto esse dia estava sendo aguardado com muita ansiedade. “Por muito tempo nós estivemos privados de estarmos aqui juntos, reunidos, fazendo esse grande cenáculo vivo para juntos clamarmos o Espírito Santo de Deus. E o Senhor agora nos proporcionou que nós estivéssemos aqui de novo depois de dois anos sem a nossa festa do divino. Nós estávamos sedentos, nós estávamos ansiosos. Por onde eu passei neste novenário, por onde eu estive em cada tenda, em cada barraca, em cada equipe de liturgia, eu pude notar essa sede que o nosso povo tinha de estamos juntos novamente”.
Durante a homilia também, padre Rodrigo destacou que o terreno da matriz já tem autorização para construir a nova Igreja futuramente. “ Neste ano também nós recebemos a graça de receber agora a autorização para dizer que este terreno, este chão que nós pisamos, que por muito tempo nós andamos na incerteza, no medo, na insegurança, agora é nosso, foi conquistado. Pertence a cada um dos paroquianos dos fiéis do Divino Espírito Santo”.
Padre Douglas, que presidiu a celebração, falou de como foi a festa do divino pra ele, tendo participado pela primeira vez. “A festa do divino foi um momento profundo de colaboração e união entre as pastorais, promovendo um reavivamento da fé e também da união paroquial. Foi um momento bonito de alegria e de confraternização paroquial”, ressaltou.
Após a missa, iniciou a parte social, com o festival de prêmios, leilões, rodadas extras e a revelação da rainha da festa 2022, título simbólico conquistado pela jovem Beatriz Oliveira Sousa, que representou a matriz.
Os padres, as irmãs, a coordenação da festa e toda a equipe de trabalho saíram muito felizes e satisfeitos com o resultado da festa, que surpreendeu pela quantidade de pessoas que participaram, superando todas as expectativas. Sentimento de gratidão foi que se pode notar no rosto de cada um que esteve presente.
Felipe Sidy