Foto: Reprodução / Canção Nova

Aos 85 anos, morre o Monsenhor Jonas Abib

O fundador da Comunidade Canção Nova faleceu em sua casa em Cachoeira Paulista-SP

A Comunidade Canção Nova confirmou a morte do Monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade, na noite desta segunda-feira (12), em Cachoeira Paulista-SP.

De acordo com as informações divulgadas pelo Noticias.Canção Nova, Jonas Abib, de 85 anos, estava se tratando de um mieloma desde maio de 2021, e teve complicações após passar por uma jejunostomia em um hospital da capital paulista onde estava internado desde o final de outubro. A cirurgia visava controlar os frequentes episódios de pneumonia, provocados por broncoaspiração.

A Diocese de Lorena-SP, onde está a Comunidade Canção Nova, divulgou uma nota de pesar, lamentando a morte do Monsenhor.

“Fiz-me tudo para todos!” (1Cor 9,22)

​Neste momento de dor e consternação comunicamos o falecimento do Monsenhor Jonas Abib.

​O Monsenhor Jonas, pai e fundador da Comunidade Canção Nova, sacerdote ordenado no dia 8 dezembro de 1964, que a partir de uma experiência de oração, já no início de sua Vida Religiosa, encontra nas palavras de Dom Antônio Afonso de Miranda, à época Bispo Diocesano de Lorena, o desafio para a tarefa – colocar em prática a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi: “é hora de evangelizar, comece no seu trabalho com os jovens. Faça alguma coisa!”. Muitos empreendimentos… os encontros no período do carnaval (rebanhões), a evangelização pelos meios de comunicação o Rádio, a TV e hoje o Sistema Canção Nova de Comunicação.

​Em Cachoeira Paulista, a Comunidade Canção Nova, ‘pedacinho do céu’, se firma como grande trabalho e polo irradiador do Evangelho, obtendo à Comunidade Canção Nova o Reconhecimento Pontifício em 2008: Associação Internacional Privada de Fiéis.

​A Igreja Particular de Lorena, enlutada, mas grandemente agradecida pelo contributo do Monsenhor Jonas Abib, reza pelo seu descanso junto daqueles que estão ‘de pé diante do Trono do Cordeiro’, e suplica ao Pai das Misericórdias que conforte e dê serenidade aos familiares, aos filhos espirituais e aos amigos nessa hora de dor e separação, sustentados pela fé na certeza da Ressurreição!

Como se canta no hino de Compromisso: “Não dá mais pra voltar…, o barco está em alto mar!”, que o legado deixado pelo Monsenhor Jonas seja corajosamente levado adiante por aqueles que de modo mais próximo o acompanharam, bem como o número grandioso de colaboradores que mantém esta obra que tanto bem tem feito à Igreja, inspirados no seu lema para a vida sacerdotal.
​A Mãe da Piedade, que traz o Filho sem vida nos braços, nos aconchegue a todos no seu colo materno!

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo Diocesano de Lorena

 

Biografia

Monsenhor Jonas Abib nasceu, em 21 de dezembro de 1936, em Elias Fausto, São Paulo. Entrou para o seminário aos 12 anos e foi ordenado no dia 8 de dezembro de 1964. Ele só deixou a Congregação salesiana para iniciar o trabalho com a juventude e fundar, posteriormente, a Comunidade Canção Nova em 2 fevereiro de 1978. Em 2008, a instituição recebeu a aprovação pontifícia do Vaticano, por meio do Pontifício Conselho para os Leigos.

Arrojado no jeito de pregar e cantar, Monsenhor Jonas foi um dos grandes precursores da Renovação Carismática no Brasil e um dos primeiros sacerdotes a se aventurar na evangelização pelos meios de comunicação já na década de 80. Seu carisma e sua jovialidade arrastaram uma verdadeira geração de jovens no anseio por uma vivência radical do Evangelho.

 

Velório

O velório ocorrerá no Santuário do Pai das Misericórdias com previsão de inicio às 7h desta terça-feira, 13. As homenagens se estenderão pelos próximos três dias.

 

Com informações 
Notícias.CançãoNova 
Diocese de Lorena-SP