Igreja concede indulgência plenária no Dia dos Avós e dos Idosos 2024

Decreto foi publicado nesta quinta-feira, 18, pela Penitenciária Apostólica; este ano, a data será celebrada em 28 de julho

Nesta quinta-feira, 18, a Penitenciária Apostólica do Vaticano publicou um decreto relacionado à 4ª edição do Dia Mundial dos avós e dos idosos, que concede indulgência plenária mediante algumas condições informadas no texto.

A indulgência plenária é oferecida a todos os avós, idosos e fiéis que, “motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade”, participarem da celebração da data, que acontecerá em 28 de julho. Para isso, é preciso cumprir as condições, ou seja, confessar-se, receber a Eucaristia e rezar nas intenções do Papa Francisco.

A Penitenciária recorda que a indulgência plenária pode também ser aplicada como sufrágio pelas almas do Purgatório. Além disso, a indulgência também é concedida “aos fiéis que dedicarem côngruo tempo para visitar real ou virtualmente os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, as pessoas solitárias, as pessoas com deficiência…)”.

O Tribunal da Misericórdia também assegurou a indulgência plenária, mediante a intenção de cumprir assim que possível as três condições, a todos os idosos doentes e pessoas impossibilitadas de sair de casa e “unirem-se espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso as suas orações, dores e sofrimentos da própria vida, principalmente quando as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação social”.

Por fim, a Penitenciaria pediu aos sacerdotes, “munidos das oportunas faculdades para ouvir as confissões, que se mostrem disponíveis, com espírito pronto e generoso, para a celebração da Penitência”.

Com Canção Nova Notícias